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BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Aguardando Data da Autorização para Disponibilizar o Arquivo com Texto Completo
Autora: Martins, José Roberto Serra
Título: A Introdução da Experienciação e da História da Ciência - A Termoquímica do Lançador Termodinâmico de Projéteis no Ensino de Química
Ano: 2014
Orientador: Prof. Dr. José de Alencar Simoni
Departamento: Físico-Química
Palavras-chave: Ensino de Química, Experienciação, História da Ciência, Termoquímica, Termodinâmica
Resumo: Experimentos interdisciplinares constituem importante instrumento de ensino/aprendizagem. Partindo-se de um roteiro estruturado, realizou-se uma série de ensaios com o Lançador Termodinâmico de Projéteis (LTP); constatou-se, por meio desta, a necessidade de se transformar a experimentação em experienciação, de roteiro semiestruturado. Esta mudança poderia levar os estudantes a construir/compreender o conceito basilar de energia, os processos de transferência e as perdas de energia ocorridas durante os ensaios, tomando por fundamento princípios termoquímicos e termodinâmicos e estudando-os de modo conjunto. Realizando atividades no contraperíodo com os alunos, logo se percebeu a dificuldade destes em entender certos aspectos do procedimento semiestruturado, o que nos levou a iniciar o processo de experienciação com uma aula teórica sobre máquinas térmicas e outros aspectos relevantes da História das Ciências. Visando determinar se o processo de experienciação e a aula ministrada exerciam alguma influência sobre o processo de ensino/aprendizagem, dividiu-se o grupo de alunos em três: o primeiro grupo (G1) – de controle – não participou da experienciação nem da aula, respondendo à questão relativa ao assunto na avaliação bimestral dissertativa obrigatória a partir de saberes construídos/obtidos durante as aulas regulares; o segundo grupo (G2) que, de todo o processo, apenas não participou da aula teórica no contra-período e o terceiro grupo (G3) que cumpriu todas as etapas do processo. Constatou-se que a aula teórica e a mudança do tipo de roteiro propiciaram a ampliação dos elementos de cognição, constituindo-se, assim, em fatores facilitadores para a aprendizagem, o que pode ser sugerido pelo desempenho médio dos alunos de cada um dos grupos.
Abstract: Interdisciplinary experiments are an important tool for teaching / learning. Beginning with a structured script, we carried out a series of tests with Projectile Launcher Thermodynamic (LTP); it was found by means of this, the need to transform the trial into experiencing of semi-structured. This could lead students to build / understand the basic concept of energy transfer processes and energy losses occurring during the tests, taking as basis thermochemical and thermodynamic principles and studying them in a joint manner. Performing activities in another period with students soon realized the difficulty in understanding these certain aspects of semi-structured procedure, which led us to begin the process of experiencing with a lecture on heat engines and other relevant aspects of the history of science. To determine whether the process of experiencing and classroom instruction exerted some influence on the process of teaching / learning, divided the students into three groups: the first group (G1) – control group - did not participate in class or experiencing, answering the question on the subject in compulsory Essay bimonthly review from knowledge built / obtained during regular classes; the second group (G2) that the whole process, not only participated only in the lecture period on the counter and the third group (G3) who fulfilled all stages of the process. It was noted that the theoretical class and change the type of script enabled the expansion of the elements of cognition, constituting thus on factors that facilitate learning, which may be suggested by the average performance of students in each group.
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