Comissão
Estatuto
Histórico
Localização
Contato
BIQ
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
TESE DE DOUTORADO
 
Autor: Silva, Evandro José da
Título: Equilíbrio Líquido-Líquido em Misturas de Hidrocarbonetos + Álcoois. Comportamento de Fases e Desenvolvimento de Aditivos para Aumentar a Miscibilidade em Misturas Óleo Diesel + Etanol
Ano: 2005
Orientador: Prof. Dr. Watson Loh
Departamento: Físico-Química
Palavras-chave: Miscibilidade, Aditivos, Misturas combustíveis, Óleo diesel
Resumo: A adição de etanol ao diesel afeta propriedades chaves da mistura combustível com particular referência a miscibilidade, viscosidade, conteúdo de energia e número de cetano (NC). Uma das maiores dificuldades encontradas com o uso das misturas diesel-etanol é sua tendência à separação de fases, em temperaturas baixas. Buscando contornar essas dificuldades, este trabalho foi dividido em três etapas: caracterização do comportamento de fases das misturas diesel-etanol, formulações de aditivos ou combinações destes capazes de manter essas misturas homogêneas, mesmo a baixas temperaturas, e caracterização das suas propriedades combustíveis, via determinação de números de cetano. o comportamento de fases das misturas diesel-etanol mostra que as temperaturas crítícas de transições de fases variam em função dos teores de etanol, composições das amostras de óleos usadas e da quantidade de água presentes nas misturas. As misturas diesel-etanol são estabilizadas por aditivos emulsificadores que podem suspender pequenas gotas de etanol no diesel através da formação de microemulsões, conforme comprovado por medidas de espalhamento de luz. Diversos aditivos foram testados e observou-se que os melhores efeitos, representados por maiores abaixamentos das temperaturas de separação de fases, foram apresentados por misturas de ácidos graxos e aminas, por exemplo, ácido oléico e dodecilamina. A adição de etanol ao diesel diminui as propriedades combustíveis desse derivado de petróleo, medidas pelo seu NC. Foi possível restaurar as propriedades de ignição das misturas adicionando pequenas quantidades de compostos capazes de aumentar o NC, como o nitrato de 2-etil hexila.
Abstract: The addition of ethanol to diesel oil affects various properties of this fuel mixture, such as miscibility, viscosity, energy content and cetane number (NC). One of the difficulties in using such a mixture is its tendency to phase separation at lower temperatures, forming two liquid phases. Aiming at preventing these problems, the present study was divided in three parts: description of the phase behavior of diesel oil-ethanol mixtures, investigation of additives (or mixtures) capable of increasing their miscibility and examination of their fuel properties, assessed by their cetane numbers. Analyses of the miscibility curves for diesel oil-ethanol mixtures reveal that the phase separation temperatures depend on the content of ethanol, on the composition of the oil samples investigated and on the amount of water present. Addition of certain compounds leads to an increased miscibility, in most cases due to formation of ethanol-in-oil micro-emulsions, as confirmed by light scattering measurements. A series of additives was investigated and the best perfonnances, as measured by the most pronounced decreases in the phase transition temperatures, was shown by mixtures of fatty acids and amines, such as oleic acid and dodecylamine. Ethanol addition also caused a decrease in the cetane number of the mixture, which could be adequately compensated by adding compounds like ethylhexylnitrate.
Arquivo (Texto Completo): vtls000360273.pdf ( tamanho: 10,9MB )

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083 - 970, Campinas, SP, Brasil
e-mail: biq@iqm.unicamp.br
© 2012-2014 BIQ