Comissão
Estatuto
Histórico
Localização
Contato
BIQ
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Autor: Lauro, Mauro José
Título: Desenvolvimento de Métodos para Determinação de Número de Cetano e Aditivo para Número de Cetano por Espectroscopia no Infravermelho Próximo e Infravermelho Médio
Ano: 2006
Orientador: Prof. Dr. Celio Pasquini
Departamento: Química Analítica
Palavras-chave: Espectroscopia, Infravermelho próximo, Óleo diesel
Resumo: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de métodos espectroscópicos baseados na região do infravermelho próximo e médio para a determinação do Número de Cetano e da concentração de aditivo empregado para melhoria dessa propriedade do óleo diesel, com o propósito de implantação de um sistema de monitoramento em linha de produção de diesel. Este desenvolvimento consistiu em diversas etapas, entre elas destaca-se: - seleção dos equipamentos adequados. tanto no laboratório onde se desenvolveu a etapa exploratória como do equipamento do processo. - elaboração de modelos, empregando calibração multivariada (PLS). - seleção e planejamento das amostras que representam a variabilidade de diesel. - transferência do modelo para o equipamento de processo. - avaliação dos resultados obtidos e posterior disponibilização do equipamento ao processo produtivo para controle e monitoramento da propriedades e concentração citadas. Os resultados obtidos mostraram a viabilidade do uso da espectroscopia no infravermelho para medição do Número de Cetano e do aditivo em óleo diesel, bem como o sucesso da transferência do modelo desenvolvido no equipamento de laboratório para o equipamento instalado no processo. O equipamento se encontra em funcionamento, gerando informações a cerca do Número de Cetano e da concentração do aditivo com erro de medição previsto de 0,8 e 13 ppm, respectivamente.
Abstract: This work shows the development of spectroscopic methods based on Near and Medium Infrared spectroscopy for prediction of Cetane Number and the concentration of an additive to improve this property of diesel fuel, with purpose of implementation at on line diesel fuel blending system. This development follow several steps, among these it are: - selection of the suitable laboratory and process equipments. - development of models. - selection of representative samples of diesel production. - transfer the models from the laboratory equipment to the process equipment. - evaluation of the results in the process control. The results showed the feasibility of the use of infrared spectroscopy to measure Cetane Number and the improver, as well the success of transfering the developed models from de laboratory equipment to the process equipment. The process equipment is presently working, giving information about Cetane Number and the improver with accuracy of 0,8 and 13 ppm, respectively.
Arquivo (Texto Completo): vtls000383853.pdf ( tamanho: 594 KB )

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083 - 970, Campinas, SP, Brasil
e-mail: biq@iqm.unicamp.br
© 2012-2014 BIQ