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BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Autor: Tasca, Rodolfo Aureo
Título: Estrutura da Matéria e Tabela Periódica no Ensino de Ciências para a 8série - Caminhos Alternativos no Ensino de Química
Ano: 2006
Orientador: Prof. Dr. José de Alencar Simoni
Departamento: Físico-Química
Palavras-chave: Ensino, Modelos, Átomo, Jogos
Resumo: O estudo da Estrutura da Matéria e Tabela Periódica foi aplicado na antiga oitava série do ensino fundamental, hoje nona série. Este trabalho almeja que a introdução desses conceitos seja de maneira natural, sem criar expectativas ou hostilidades sobre o assunto. Sabe-se que a abstração é um fator fundamental no estudo da estrutura da matéria, e o uso de modelos adequados faz com que a introdução desses conceitos seja mais palatável. Durante os primeiros 4 meses do ano letivo de 2002, duas salas de 35 alunos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pavanatti Fávaro, situada no município de Campinas, foi o local escolhido para a aplicação do trabalho. As atividades aplicadas envolveram trabalhos com modelos mecânicos, interpretação e criação de modelos para o átomo, familiarização com a Tabela Periódica e jogos educativos que auxiliaram a memorização de algumas ferramentas fundamentais no ensino de química. As atividades serviram como instrumentos para a introdução dos fundamentos no estudo da estrutura da matéria e tabela periódica. Sem aprofundar nos conceitos, deu-se ênfase aos aspectos mais importantes que serão estudados no Ensino Médio, como: conhecimento sobre o átomo e suas partículas fundamentais (prótons, nêutrons e elétrons), simbologia e representação (linguagem química), formação e formulação de alguns compostos (ex: água, amônia, metano, gás carbônico, etc.), leitura e utilização da Tabela Periódica em seus aspectos mais simples. As atividades mostraram que é possível tornar o ensino da estrutura da matéria mais palatável e sem traumas, sendo o livro didático, apenas um dos instrumentos para o aluno e para o professor. Experimentos simples; usando-se argila, feijões, grãos de bico, bolinhas de gude, jogos de bingo e de cartas, mostraram-se facilitadores para o entendimento dos conceitos, de modo que, ao mesmo tempo em que o estudante está "brincando", ele também está fortalecendo seu aprendizado.
Abstract: The study of the Structure of Matter and the Periodic Table which was applied at the old eighth series of basic education, presently the ninth series. The aim of this project is to introduce these concepts as naturally as possible, without creating expectations or hostilities on the subject. One knows that abstraction is a basic factor in the study of the structure of matter and the use of adjusted models, make them introduction of these concepts is compensable. During the first 4 months of the school year of 2002, two classrooms of 35 students each, at the Municipal School of Basic Education Maria Pavanatti Fávaro, situated in the city of Campinas, was the chosen place to apply this task. The applied activities had involved work such as mechanical models, interpretation and educative creation of models of the atom, familiarization with the Periodic Table and games that had assisted the memorization of some basic tools in chemistry education. The activities had served as instruments for the introduction of the beddings in the study of the structure of substances and the periodic table. Without profound elaboration of the concepts, the most important aspects for the Average high-school education were emphasized, such as: knowledge of the basic atom and its particles (protons, neutrons and electrons), symbols and representation (chemical language), formation and formularization of some composites (former: water, ammonia, methane, carbonic gas, etc.), reading and use of the Periodic Table in its simpler aspects. The activities showed that it is possible to make the education of the structure of the matter more compensable and without that he is traumatic, being the text book, but one of the instruments for the pupil and the professor. Simple experiments; using clay, beans, grains of peak, marbles, bingo games and letters, have revealed to be facilitators of understanding of the concepts, so that, while the student is "playing", he is also strengthening his learning processes.
Arquivo (Texto Completo): vtls000386811.pdf (tamanho: 4,00MB)

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