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BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
TESE DE DOUTORADO
 
Autora: Dantas, Josivânia Marisa
Título: Uma Interpretação Microscópica para a Análise Sistemática de Cátions
Ano: 2006
Orientador: Prof. Dr. Pedro Faria dos Santos Filho
Departamento: Química Inorgânica
Palavras-chave: Separação de cátions, Química analítica qualitativa, Ensino de química
Resumo: A análise sistemática de cátions é uma prática comum nos laboratórios de Química Analítica tanto na análise qualitativa realizada no meio acadêmico quanto na indústria, na identificação dos mais diferentes tipos de amostras desconhecidas. Esta prática é fruto de um vasto conhecimento de química acumulado de décadas por inúmeros pesquisadores e cientistas que conheciam a reatividade de muitas classes de compostos orgânicos e inorgânicos, bem como a propriedade de muitos deles. Em termos de ilustrar os métodos básicos de separação e identificação de íons, esta análise atinge seu objetivo. Contudo, não se conhece até o presente, nenhum texto que discute os conceitos químicos envolvidos em cada uma das etapas de separação e identificação de cátions. Neste trabalho foi elaborado um material didático para ser utilizado por alunos das várias modalidades dos cursos de Química. Nele foram enfatizados os fundamentos, conceitos e teorias envolvidos em cada um dos métodos explorados na análise sistemática de cátions. A produção deste material complementar aos já existentes não implica, de forma alguma, substituir o material utilizado atualmente. Para isto é utilizada a mesma divisão em grupos de cátions, apresentada em livros de Química Analítica Qualitativa. O material didático elaborado foi aplicado nas aulas desta disciplina no Instituto de Química da Unicamp e os resultados foram coletados por meio de questionários, participação e observação nas aulas.
Abstract: The systematic cations analysis is a common practice in analytical chemistry laboratory for undergraduate students and also at the industry, for identification of different kinds of unknown samples. This practice is a result of a vast knowledge in chemistry acumulated during decades by researchers and cientists who knew the reactivity of several classes of organic and inorganic compounds, as well as its properties. In order to show the basic methods of ions identification and separation, this systematic analysis attain the desired objective. However, it is not known so far any text that discuss the chemistry concepts that relates the stages of cations separation and identification. In this work a didactic material was elaborated for undergraduate students, emphasiting the fundaments, concepts and theories involved in each one of the methods of systematic cations analysis. This supplementary didactic material was created in order to improve the currently used material. The same division of cations groups presented in the qualitative analytical chemistry books was mantained. The elaborated didactic material was applied in classes of this subject at Chemistry Institute of Unicamp and the results were collected by means of questionnaires and also classes participation and observation.
Arquivo (Texto Completo): vtls000398398.pdf ( tamanho: 767KB )

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