Comissão
Estatuto
Histórico
Localização
Contato
BIQ
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Autora: Moretti, Vânia de Albuquerque
Título: Utilização de Recursos de Multimídia no Ensino de Química do Nível Médio
Ano: 2007
Orientador: Prof. Dr. Pedro Faria dos Santos Filho
Departamento: Química Inorgânica
Palavras-chave: -
Resumo: Este trabalho apresenta um conjunto piloto de oito aulas eletrônicas, elaboradas com o uso do aplicativo Flash e direcionadas para o ensino médio. As aulas focalizam os tópicos ácidos, bases e sais e o resultado de sua eficiência foi avaliado por meio de questionários respondidos por professores e alunos. Na opinião dos alunos, uma das vantagens do material é que ele pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer momento, bem como possui um apelo visual bastante esclarecedor e estimulante. Na opinião dos professores, a utilização desses recursos, além de despertar a atenção e o interesse dos alunos, facilita o aprendizado mesmo daqueles que, normalmente, apresentam mais dificuldade de assimilação. Segundo eles, a grande maioria dos professores que atuam tanto no ensino público quanto no privado estaria preparada para utilizar o material. Estes resultados indicam que a aplicação desse recurso pode contribuir para a formação e melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo os contrastes entre o ensino público e o privado.
Abstract: This work presents a group of eight pilot classes, which were prepared using Flash device aiming high school students. The focus of these classes is on the topics acids, bases and salts and their efficiency was checked through questions answered by teachers and students. According to the students, one of the advantages of this material is that it can be used anywhere at anytime with an visual appealing which is enlightening and estimulating. According to the teachers, the use of multimidia resourses can not only make students interested and involved but also facilitate the learning of those who usually have more difficulty in learning. They also think that most of the teachers from both public and private schools would be prepared to use it. This results point that the use of this kind of material can contribute to the upbringing and improvement of the people quality of life, shortening the contrasts between public and private schools.
Arquivo (Texto Completo): vtls000422378.pdf ( tamanho: 10,1MB )

Material Complementar: arquivos ( tamanho: 6,36MB )

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083 - 970, Campinas, SP, Brasil
e-mail: biq@iqm.unicamp.br
© 2012-2014 BIQ