Comissão
Estatuto
Histórico
Localização
Contato
BIQ
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
 
Autor: Miraldo, João Rogério
Título: Experimentação em Química: Alternativas para a Termoquímica no Ensino Médio
Ano: 2008
Orientador: Prof. Dr. José de Alencar Simoni
Departamento: Físico-Química
Palavras-chave: Experimentação, Calorimetria, Ensino médio, Termoquímica
Resumo: Experimentação em química: alternativas para a termoquímica no ensino médio. Este trabalho fornece situações experimentais para o ensino de termoquímica no nível médio como forma alternativa para se trabalhar esse conteúdo, além de um texto com a base teórica que sustenta o assunto. A metodologia partiu da análise de uma série de livros didáticos e materiais apostilados de escolas tradicionais de destaque no mercado livreiro. Os experimentos desenvolvidos foram testados com rigor científico e adaptados para o ensino médio. Um termistor foi utilizado como sensor de Temperatura e é a ferramenta fundamental no desenvolvimento dos experimentos. Na concepção desse material alguns aspectos foram relevantes: os conteúdos presentes nos programas oficiais de ensino de química em nível estadual e federal e nos materiais didáticos; materiais de fácil acesso e de baixo custo que viabilizem seu uso em escolas públicas; experimentos que fundamentem conceitos importantes em termoquímica. Os resultados experimentais mostraram-se dentro dos esperados pela literatura, com boa reprodutibilidade e são apresentados para permitir uma análise crítica dos possíveis valores a serem obtidos pelos alunos, bem como os erros, incertezas e aproximações necessárias. Os experimentos não necessitam de instrumentação sofisticada como balanças analíticas e foram desenvolvidos para materiais de fácil acesso. Não geram resíduos químicos perigosos e não envolvem periculosidade.
Abstract: Experimentation in chemistry: alternatives for teaching thermochemistry in the high school. This work supplies experimental situations for teaching thermochemistry in high school as a alternative way to present this subject in addition to theoretical base related to the subject. The work beguins with the analysis of a significant number of traditional and commercially expressives text books suitable for the high school concerning to the main subject. The developed experiments were tested in chemical laboratory bench with scientific rigor and were adapted for the actual conditions of Brazilian schools. A termistor used as a temperature sensor is the fundamental tool in the development of the experiments. The official programs of teaching of chemistry, the accebility and low cost of the materials were the main aspects taken into account in order to develop the experiments. The accurace and precision of the experimental results are present in order to allow a critical analysis concerning to the appropriated approaches, probably mistakes, uncertainties and conclusions related to the subject. The main strategy used in this work was to develop experiments that don't use expensive instruments, or generate hazardous chemicals or involving periculosity.
Arquivo (Texto Completo): 000428691.pdf (tamanho: 2,13MB)

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083 - 970, Campinas, SP, Brasil
e-mail: biq@iqm.unicamp.br
© 2012-2014 BIQ