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BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP

 
TESE DE DOUTORADO
 
Autora: Micaroni, Regina Clélia da Costa Mesquita
Título: Gestão de Resíduos em Laboratórios do Instituto de Química da Unicamp
Ano: 2002
Orientador: Profa. Dra. Maria Izabel Maretti Silveira Bueno
Prof. Dr. Wilson de Figueiredo Jardim
Departamento: Química Analítica
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos, Minimização de resíduos químicos, Tratamento de resíduos
Resumo: Realizou-se o monitoramento das atividades geradoras de resíduo no Instituto de Química (IQ) da UNICAMP visando a implementação de propostas para a minimização da quantidade de resíduo gerada. Inicialmente fez-se um levantamento do resíduo gerado nas disciplinas experimentais oferecidas pelo IQ, concluindo-se que, ao se formar, um aluno de graduação em Química gera aproximadamente 12 kg de resíduo. Os resultados mostraram que as disciplinas mais críticas em termos de volume e toxicidade do resíduo gerado são as disciplinas de Química Analítica. Nas disciplinas experimentais de Química Analítica foram introduzidas e/ou sugeridas alterações de ensaios, inclusão de tratamento do resíduo e redução da escala dos experimentos mais críticos. A redução de escala e o tratamento de resíduo mostraram-se viáveis na redução do volume de resíduo gerado, enquanto a alteração de experimentos reduziu o potencial tóxico do mesmo. Nos Laboratórios de Pesquisa do IQ/UNICAMP obteve-se um valor médio por aluno de pós-graduação de 488 g de resíduo/ mês. Os resíduos orgânicos gerados em maior quantidade são misturas de hexano/acetato de etila e acetonitrila/água. Finalmente, foi estudada a aplicação de Processos Oxidativos Avançados na decomposição de resíduos aquosos de acetonitrila. Verificou-se que a degradação total deste resíduo pode ser feita de maneira segura e econômica por fotólise com irradiação de uma lâmpada de luz mista (vapor de mercúrio e filamento de tungstênio).
Abstract: The activities which generate chemical waste in the Chemistry Institute (IQ) of UNICAMP were monitored, aiming to minimize the quantity of residue generated. Initially a study of the residue generated in the experimental courses of IQ was carried out. It was observed that, before graduating, each undergraduate Chemistry student generates more than 12 kg of residue. The results showed that the most critical courses in terms of residue volume and toxicity are the disciplines of Analytical Chemistry. Therefore, some changes in the most critical experiments were introduced and/or suggested, such as: change of some of the reagents used, inclusion of waste treatment, and scale reduction in the experimental disciplines of Analytical Chemistry. The scale reduction and the waste treatment proved feasible in reducing the quantity of the waste generated, while the other changes reduced their potential toxicity. In the Research Laboratories of the IQ/UNICAMP a mean value of 488 g of residue/ month per graduate student was obtained. The organic residues more commonly generated are mixtures of hexane/ethyl acetate and acetonitrile/water. Thus, the application of Advanced Oxidation Processes to decompose mixtures containing acetonitrile and water was studied. It was observed that the total decomposition of this type of residue can be carried out in a safe and inexpensive way using photolysis with the light of a mixed wavelength lamp (mercury and tungsten).
Arquivo (Texto Completo): 000432344.pdf (Tamanho: 1,01 MB)

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